top of page

Látex Centrifugado 60%

Nosso processo produtivo

Coleta do Látex no Seringal

     O látex extraído das seringueiras se encontra no estado líquido, porém depois que é efetuada a sangria, o látex começa a sofrer profundas alterações, tudo porque as enzimas e os microrganismos provocam a fermentação e coagulação do látex.

     No seringal os parceiros chamados de sangradores, realizam o processo de sangria, decorridos 4 ou 5 horas após a sangria, os sangradores retornam para o seringal para realizar a coleta do látex. O látex das canecas é despejado em um tambor que é previamente desinfetado, tudo isso para evitar que o látex não sofra qualquer tipo de contaminação, o tambor também já possui o agente anticoagulante para que o látex não coagule.

     Em seguida os tambores são encaminhados para as bancadas de coleta, após todo o látex ser recolhido, os tambores são levados pelo trator e encaminhados para a usina de beneficiamento de látex.

   Não somente o látex da fazenda é encaminhado para a usina, mas também o látex dos pequenos e médio produtores das redondezas da fazenda.

     Os tambores de látex dos fornecedores sofrem o mesmo processo de higienização, tudo isso para evitar contaminações e garantir a máxima qualidade do nosso produto. O látex dessas propriedades é recolhido e encaminhados para nossa usina de beneficiamento.

​​

Recepção do Látex na Usina

​​

     Todo o látex proveniente da fazenda Água Limpa e dos nossos fornecedores são entregues no setor de recebimento da Usina Pavim Gonçalves & CIA LTDA. Tão logo a matéria prima chega à usina, amostras de látex são coletadas dos tambores, essas amostras são devidamente identificadas e etiquetadas. Em seguida o látex é depositado em tanques, para que possam descansar e passar pelo processo de decantação, no qual a maior parte dos resíduos sólidos se depositam na parte inferior dos mesmos.

​​

Análises das Amostras de Látex

    Na Pavim Gonçalves & CIA LTDA, temos uma profissional altamente qualificada para realizar o processo de análises laboratoriais, trata-se de Débora Maria Pavim Gonçalves Junqueira, com certificação do CRF – Conselho Federal de Química Nº 169060. Seu trabalho consiste em analisar cada amostra de látex colhida no recebimento do produto. No laboratório é testado o DRC (Teor de borracha) de cada amostra. O látex coletado não se trata de uma mistura com 100% de borracha, mas sim, de uma grande mistura, onde se observa uma concentração aproximada de 30% a 35% de borracha, cerca de 60% a 65% de água e aproximadamente 5% de impurezas e outros resíduos.

   O látex centrifugado 60% é um material com características de rápida vulcanização, o qual apresenta alta resistência, alto alongamento a ruptura, alta elasticidade e baixa compressão.

A Centrifugação do Látex

     Após todo o processo de recebimento do látex, análises laboratoriais e o processo de decantação, chega o momento em que o látex deve passar pelo processo de centrifugação pela usina de beneficiamento.

    Na Pavim Gonçalves & CIA LTDA,, temos uma estrutura que conta com um total de 4 Centrífugas Industriais, sendo que três delas se encontram na planta do processo produtivo e uma delas fica como equipamento de backup, caso imprevistos possam acontecer.

     São nestes equipamentos que realizamos o processo de centrifugação do látex, após a decantação da maior parte dos resíduos nos tanques, o látex segue por algumas tubulações até chegar nas centrífugas, no interior destes equipamentos o látex gira em altas velocidades, fazendo assim, a separação dos produtos, em um lado da centrifuga temos o soro e os resíduos e do outro o nosso produto final o Látex Centrifugado 60%.

Estocagem do Látex Centrifugado 60%

   Após o término do processamento e beneficiamento do látex, o produto que escoou nas bicas das centrifugas e caiu nos tambores deve ser devidamente armazenado. Os tambores que acondicionam o látex são devidamente preparados, para que não ocorra qualquer tipo de contaminação.

     Após o processo de envasamento do látex dentro dos tambores, estes são devidamente vedados, tudo para evitar que ocorra contaminação e contato com o oxigênio. Após as vedações, os tambores são encaminhados para nosso depósito.

      A estocagem e armazenagem dos tambores devem ser apropriadas, estes devem ficar armazenados em local arejado e coberto, isso tudo para que se possa garantir a integridade e as propriedades elásticas do látex armazenado.

      No depósito, nossos tambores ficam aguardando os pedidos de compra e a respectiva expedição.

Pavim Gonçalves & CIA LTDA.

Estrada Municipal MAZ 020 - Monte Aprazível à Neves Paulista,

S/N - Km 07 - Zona Rural - Monte Aprazível-SP, CEP: 15150-000,

Telefones: (17) 98121-6225 e (17) 99791-6544,

E-mail: dpglatex@hotmail.com

CNPJ: 04.552.478/0001-85.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
bottom of page